PROGRAMA RUPTURA ZERO
O Instituto Nacional do Varejo lançará o Programa Ruptura Zero no dia 25 de março de 2021 com o objetivo de combater as causas raiz da geração de ruptura e excessos de estoque nos varejo, buscando contribuir diretamente com redução da geração de perdas em vendas para indústria e varejo.
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É um programa de gestão integrada e colaborativa entre a indústria e o varejo com a finalidade de compartilhar visões, indicadores, metas e esforços de vendas, distribuição, abastecimento, gestão de estoques, trade marketing, merchandising e reposição, cujo objetivo é prevenir e reduzir perdas geradas pela ruptura e excessos de estoques na comercialização de produtos em autosserviço.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA
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Identificar os impactos da DESSINCRONIZAÇÃO E GARGALOS DA CADEIA na geração da ruptura e perdas de vendas e fidelização ao shopper.
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Identificar as PERDAS POR CAUSA RAIZ através do diagnóstico da gestão, diretrizes, processos e procedimentos da indústria e varejo.
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Identificar os ganhos de eficiência em capital de giro com o BALANCEAMENTO DE ESTOQUES com o volume de vendas, adotando a visão de sell-out e reduzindo os excessos de estoque (over stock).
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Garantir adoção de novos modelos de gestão, adotando metodologia de diretrizes e metas compartilhadas como TEMA TRANSVERSAL DA ALTA DIREÇÃO da indústria e varejo.
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Gerar ganhos relevantes com a REDUÇÃO DA PERDAS EM VENDAS geradas pela ruptura total, parcial, estoque virtual, etc.
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PORQUE AS TAXAS DE RUPTURA AINDA NÃO FORAM REDUZIDAS?
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​Crescimento exponencial de sortimento (SKUs)
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Calendário intenso de ativações e campanhas promocionais
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Descompatibilidade entre sortimento da loja X perfil de shopper
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Aplicação mínima do planograma por categorias
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Baixa utilização do VMI por parte da indústria
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Baixo nível colaborativo entre indústria e varejo (foco intensivo em sell-in)
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Ausência de sistema de gestão para mapeamento e prevenção das rupturas
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Ausência de sincronização entre giro de vendas (loja) e abastecimento (indústria)
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Maior acuracidade da previsão de vendas em gestão de ofertas para categorias de alto giro e produtos com alta elasticidade
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QUAIS SÃO AS ÁREAS RESPONSÁVEIS
QUE SERÃO ENVOLVIDAS?
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ÁREA COMERCIAL
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Baixa acuracidade em previsão de vendas
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Falta de integração com gestão de ofertas
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Baixa gestão em elasticidade preço-demanda
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Geração de pedidos pendentes
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Geração de pedidos com over stock
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SUPPLY CHAIN
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Alto lead time de entregas
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Ausência sobre a gestão dos pontos de pedido
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Baixa visibilidade sobre os estoques de segurança
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Ausência de avaliação dos resultados de campanhas
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Falta de análise sobre as sobras de campanhas
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TRADE MARKETING
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Baixa visibilidade sobre sortimento desbalanceado
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Baixa capacidade analítica sobre ROI das campanhas
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Ausência de indicadores de elasticidade de espaço
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Ausência de sincronia de reposição em períodos críticos de consumo
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ORIGEM DAS CAUSAS RAIZ DA RUPTURA
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Muitas causas raiz da ruptura não são identificadas e apuradas por grandes consultorias nacionais e internacionais, uma delas são:
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- Definição de atribuições e responsabilidades das funções chave da indústria e varejo para garantir:
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Previsão de vendas (indústria) mais assertiva baseada em análise preditiva como histórico de 36 meses (curva expandida);
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Estimativa de vendas de baixa acuracidade em campanhas promocionais (comerciais das redes)
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Definição de meta semanal de vendas (evitar efeito serrote)
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Abastecimento eficiente do CD para lojas
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Análise de giro de estoque em loja X lead time de entrega
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Reposição eficiente de produto em gondola (fundo de loja)
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Execução perfeita focada na gestão do sortimento (desenvolvimento de categorias)
WORKSHOP RUPTURA ZERO
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Você sabe quanto vale 1 % de ruptura de sua operação em perdas de vendas?
Você atua de forma preventiva na ruptura de seu principal SKU em seu principal canal e rede?
Você toma medidas preventivas para reduzir os diversos tipos de ruptura gerados pela sua operação em diversos momentos?
WORKSHOP RUPTURA ZERO
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Você sabe quanto vale 1 % de ruptura de sua operação em perdas de vendas?
Você atua de forma preventiva na ruptura de seu principal SKU em seu principal canal e rede?
Você toma medidas preventivas para reduzir os diversos tipos de ruptura gerados pela sua operação em diversos momentos?
PROGRAMA RUPTURA ZERO
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Para solicitar mais informações sobre o programa, poderá nos contatar por e-mail: ricardo@rupturazero.org.br