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PROGRAMA RUPTURA ZERO

O Instituto Nacional do Varejo lançará o Programa Ruptura Zero no dia 25 de março de 2021 com o objetivo de combater as causas raiz da geração de ruptura e excessos de estoque nos varejo, buscando contribuir diretamente com redução da geração de perdas em vendas para indústria e varejo.

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É um programa de gestão integrada e colaborativa entre a indústria e o varejo com a finalidade de compartilhar visões,  indicadores, metas e esforços de vendas, distribuição, abastecimento, gestão de estoques, trade marketing, merchandising e reposição, cujo objetivo é prevenir e reduzir perdas geradas pela ruptura e excessos de estoques na comercialização de produtos em autosserviço.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA

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  • Identificar os impactos da DESSINCRONIZAÇÃO E GARGALOS DA CADEIA na geração da ruptura e perdas de vendas e fidelização ao shopper.

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  • Identificar as PERDAS POR CAUSA RAIZ através do diagnóstico da gestão, diretrizes,  processos e procedimentos da indústria e varejo.

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  • Identificar os ganhos de eficiência em capital de giro com o BALANCEAMENTO DE ESTOQUES com o volume de vendas, adotando a visão de sell-out e reduzindo os excessos de estoque (over stock).

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  • Garantir adoção de novos modelos de gestão, adotando metodologia de diretrizes e metas compartilhadas como TEMA TRANSVERSAL DA ALTA DIREÇÃO da indústria e varejo.

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  • Gerar ganhos relevantes com a REDUÇÃO DA PERDAS EM VENDAS geradas pela ruptura total, parcial, estoque virtual, etc.

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PORQUE AS TAXAS DE RUPTURA AINDA NÃO FORAM REDUZIDAS?

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  • ​Crescimento exponencial de sortimento (SKUs)

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  • Calendário intenso de ativações e campanhas promocionais

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  • Descompatibilidade entre sortimento da loja X perfil de shopper

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  • Aplicação mínima do planograma por categorias

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  • Baixa utilização do VMI por parte da indústria

 

  • Baixo nível colaborativo entre indústria e varejo (foco intensivo em sell-in)

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  • Ausência de sistema de gestão para mapeamento e prevenção das rupturas

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  • Ausência de sincronização entre giro de vendas (loja) e abastecimento (indústria)

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  • Maior acuracidade da previsão de vendas em gestão de ofertas para categorias de alto giro e produtos com alta elasticidade

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QUAIS SÃO AS ÁREAS RESPONSÁVEIS
QUE SERÃO ENVOLVIDAS?

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ÁREA COMERCIAL

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  • Baixa acuracidade em previsão de vendas

  • Falta de integração com gestão de ofertas

  • Baixa gestão em elasticidade preço-demanda

  • Geração de pedidos pendentes

  • Geração de pedidos com over stock

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SUPPLY CHAIN

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  • Alto lead time de entregas

  • Ausência sobre a gestão dos pontos de pedido

  • Baixa visibilidade sobre os estoques de segurança

  • Ausência de avaliação dos resultados de campanhas

  • Falta de análise sobre as sobras de campanhas

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TRADE MARKETING

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  • Baixa visibilidade sobre sortimento desbalanceado

  • Baixa capacidade analítica sobre ROI das campanhas

  • Ausência de indicadores de elasticidade de espaço

  • Ausência de sincronia de reposição em períodos críticos de consumo

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ORIGEM DAS CAUSAS RAIZ DA RUPTURA

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Muitas causas raiz da ruptura não são identificadas e apuradas por grandes consultorias nacionais e internacionais, uma delas são:

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 - Definição de atribuições e responsabilidades das funções chave da indústria e varejo para garantir:

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  • Previsão de vendas (indústria) mais assertiva baseada em análise preditiva como histórico de 36 meses (curva expandida);

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  • Estimativa de vendas de baixa acuracidade em campanhas promocionais (comerciais das redes)

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  • Definição de meta semanal de vendas (evitar efeito serrote)

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  • Abastecimento eficiente do CD para lojas

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  • Análise de giro de estoque em loja X lead time de entrega

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  • Reposição eficiente de produto em gondola (fundo de loja)

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  • Execução perfeita focada na gestão do sortimento (desenvolvimento de categorias)

WORKSHOP RUPTURA ZERO 

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Você sabe quanto vale 1 % de ruptura de sua operação em perdas de vendas?

Você atua de forma preventiva na ruptura de seu principal SKU em seu principal canal e rede?

Você toma medidas preventivas para reduzir os diversos tipos de ruptura gerados pela sua operação em diversos momentos?

WORKSHOP RUPTURA ZERO 

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Você sabe quanto vale 1 % de ruptura de sua operação em perdas de vendas?

Você atua de forma preventiva na ruptura de seu principal SKU em seu principal canal e rede?

Você toma medidas preventivas para reduzir os diversos tipos de ruptura gerados pela sua operação em diversos momentos?

PROGRAMA RUPTURA ZERO 

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Para solicitar mais informações sobre o programa, poderá nos contatar por e-mail: ricardo@rupturazero.org.br 

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